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Equatorial amplia em 10 vezes o quantitativo de equipes para restabelecer energia após chuva em Teresina

A Equatorial Piauí esclarece que, após a chuva intensa e os fortes ventos que atingiram Teresina na noite desta terça-feira (02), foram registrados estragos na cidade e impactos na rede da Distribuidora, prejudicando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital, sendo as regiões Leste e Norte as mais afetadas.

É importante destacar que o evento registrado em Teresina, a partir das 21h de ontem, é diferente do episódio ocorrido na virada do ano na capital. Apesar de também ter causados danos na rede de distribuição, as avarias foram de menor impacto, quanto à gravidade, considerando que, em janeiro, as cerca de 280 ocorrências envolvendo queda de árvores ocasionaram a destruição de vários pontos da rede elétrica, exigindo a reconstrução de muitos trechos. Já no evento de ontem, a maioria das ocorrências se relacionaram com condutores partidos em função de galhos, algumas árvores e objetos lançados na rede elétrica, a exemplo de outdoors e placas de publicidade, contudo, sem quebra de postes, o que confere ao atendimento, comparativamente, menor complexidade.

Os bairros mais afetados em volume de ocorrências registradas foram Marquês, Cabral, Morro da Esperança e Por Enquanto, na zona Norte. Na região Leste, os bairros atingidos parcialmente foram Jóquei Clube, Portal do Jóquei, Fátima, São João, São Cristóvão, Horto Florestal, Morada do Sol, Residencial Marina e Santa Isabel.

De imediato, o Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado, e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje. Por questão de segurança das equipes de campo, foi necessário suspender, em alguns momentos, o atendimento emergencial até que as chuvas cessassem, e, por isso, a recomposição do sistema se torna mais lenta.

Neste momento, 263 profissionais, incluindo gestores, técnicos de campo, equipes especializadas de linha viva (que atuam com rede energizada) e controladores do Centro de Operação Integrado, estão diretamente empenhados em assegurar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível. O volume de equipes em campo foi ampliado em 10 vezes para acelerar a recomposição do sistema para as regiões impactadas.

Até o meio dia de hoje, todas as ocorrências envolvendo alimentadores, que são aquelas que afetam os maiores blocos de clientes, foram restabelecidas, com o retorno do fornecimento de energia a cerca de 80% dos clientes afetados. A Distribuidora segue agora trabalhando nas ocorrências individuais e coletivas pontuais, para que até o final do dia todas os chamados sejam atendidos.

Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site equatorialenergia.com.br

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.