Aproveite essa facilidade, pague sua fatura no PIX da Equatorial Piauí.

Equatorial lança oficialmente a “Rota do Sol” para veículos elétricos

Iniciativa possibilita o trajeto entre Teresina e São Luís de carro elétrico com recarga gratuita

Já é possível fazer o trajeto de 435 km, entre as capitais Teresina (PI) e São Luís (MA), de carro elétrico, com recargas grátis, por meio da Rota do Sol. A iniciativa é da Equatorial Energia, por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A entrega oficial da Rota do Sol foi realizada nessa terça-feira (14), em São Luís.

Para tornar possível o itinerário, a Rota do Sol disponibiliza seis postos de recarga, sendo 4 com carregadores rápidos (30/40 minutos para uma carga completa), gratuitamente para a população. Os postos estão localizados em São Luís, no São Luís Shopping; em Itapecuru-Mirim, no Posto Cacique 39; em Alto Alegre do Maranhão, no Posto Recreio; em Caxias, no Posto Mais Riachão, além de 2 carregadores semirrápidos (3 horas para uma carga completa) localizados no Eletroposto da Equatorial Maranhão (Parque do Rangedor) e no Eletroposto da Equatorial Piauí, no Parque da Cidadania.

“Graças a Equatorial, estamos muito bem servidos de postos de recarga. A maior preocupação de quem compra um carro elétrico é a oferta de carregadores para abastecer o veículo. Esse investimento, que foi feito na Rota do Sol e permite o trajeto de São Luís a Teresina, faz com que muitas pessoas possam considerar a compra de um veículo elétrico, que antes era inviável por causa da falta de eletropostos”, disse Alex Brall, representante da Associação de Proprietários de Veículos Elétricos do Maranhão e Piauí.

Sustentabilidade – O uso de carros elétricos contribui com a descarbonização do meio ambiente, promovendo o uso sustentável da energia e fomentando a redução de impactos ambientais provenientes de combustíveis fósseis (fontes de energia não renováveis que contêm alta quantidade de carbono, utilizados nos veículos comuns, como gasolina e diesel).

A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário e tem como foco: Educação de Qualidade, Energia acessível e limpa e Ação Global contra a mudança global do clima.

Para Sérgio Rodrigo, Superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial Energia, este é um marco importante, mostra que a mobilidade elétrica se tornou uma realidade. “No ano em que a Equatorial completa 20 anos, queremos dar esse presente para a população, a Rota do Sol, projeto focado em ESG, com propósito de sustentabilidade, que começou em 2021 e hoje interliga Teresina a São Luís, com eletropostos que proporcionam o conforto de carregar seu carro rapidamente e seguir viagem”, informou Sérgio.

Investimento em mobilidade - O projeto de mobilidade elétrica da Equatorial Energia foi iniciado com os investimentos de aproximadamente R$ 19 milhões em cinco estados da federação, por meio do Programa de PDI da ANEEL e Global Participações em Energia. A verba foi destinada para a construção e disponibilização de Eletropostos no Maranhão, Piauí, Pará e Alagoas, projetos que foram executados em 2021 e 2022.

Além de incentivar a população para a mobilidade elétrica, a Equatorial Energia também fomenta a temática dentro de suas distribuidoras de energia, que possuem carros elétricos em sua frotaSegundo um estudo da consultoria McKinsey, em 2040, o Brasil deverá ter 11 milhões de automóveis movidos à bateria elétrica. Um outro estudo do segmento aponta que encontrar postos para recarga da bateria de carros elétricos é uma das barreiras para adoção de veículos elétricos no país. O futuro da mobilidade é elétrico e sustentável.

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.