Seus Direitos Garantidos

Nossos canais de atendimento estão preparados para atender os seus direitos previstos na LGPD. Exerça seu direito pela parte logada do site ou do aplicativo.

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Você tem o direito de não concordar com algum lançamento que tenha vindo em sua conta e pode solicitar a revisão de algum lançamento (exceto no valor da tarifa homologada pela ANEEL).

Contudo, antes de fazer uma reclamação formal, é importante que você entenda alguns fatores que podem ter contribuído para que sua conta tenha aumentado de valor:

  • Se você estiver em período de férias escolares, mais pessoas em casa, mais aparelhos ligados, é possível que tenha havido aumento de consumo;
  • Uso pouco consciente da energia (usar chuveiro elétrico por tempo demais, não atentar para a borracha da geladeira gasta, eletrodomésticos defeituoso, dentre outros);
  • Se as instalações elétricas de seu imóvel estiverem precisando de manutenção por tempo de uso ou tiverem alguma inconformidade de instalação, pode haver fuga de energia e você pode estar pagando mês a mês por esta fuga.
  • Acúmulo de consumo – quando por algum motivo nosso leiturista não teve acesso ao seu medidor, isso fez com que no(s) mês(ses) anterior(es) você tenha pago somente a taxa mínima e agora pode estar sendo cobrado pelo que consumiu e ainda não pagou;
  • Pode acontecer também falha humana no processo, caso o leiturista não tenha inserido corretamente os seus dados de consumo no nosso sistema. Vale sempre conferir a leitura que vem na sua conta com os números que estão no seu medidor. Eles devem ser aproximados.
  • Você fez alguma assinatura, parcelamento, seguro ou doação que a cobrança esteja vindo na sua conta?
  • Você sabia que se você estiver na faixa de consumo próxima a 500 kW/h e, eventualmente, ultrapassar essa faixa você vai pagar um percentual muito maior dos impostos, taxas, contribuições e tarifas? Ou seja, por um aumento pequeno de consumo, você pode ver sua conta aumentar consideravelmente de um mês por outro.

Se ainda assim você entender que não se enquadra em nenhuma das possibilidades acima, você pode fazer uma reclamação formal.

Documentos Necessários: RG e CPF.

Quem pode solicitar: Responsável pela Conta Contrato.

Prazo: 15 dias corridos.

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.