Conhecido nacionalmente como a região do agronegócio, o Sul do Piauí é referendado como a nova fronteira agrícola do país pelas grandes plantações do Cerrado que possibilitam grandes investimentos e crescimento econômico. Acompanhando esse processo, a Equatorial Piauí entregará em 2020 três novas subestações para a região: Subestação Cerrados, Subestação Quilombo e Subestação Cristino Castro, localizadas respectivamente em Uruçuí, Bom Jesus e Cristino Castro.
Com inauguração prevista para o mês de fevereiro, o investimento nestas três subestações de 30 MVA chega ao total de aproximadamente R$ 12 milhões de reais beneficiando aproximadamente 45 mil pessoas que vivem nestas regiões, além de proporcionar melhoria na qualidade do fornecimento de energia para a população das pequenas comunidades e gerar oportunidades para a industrialização dos grandes produtores de milho, soja e outras culturas.
Segundo levantamento da distribuidora, a última subestação construída na região foi a Bom Jesus, no ano de 1984, período anterior a esse crescimento, e que revela a urgência de investimentos relacionado ao setor elétrico da região Sul. O diretor de operações da Equatorial Piauí, Cosme Cezário, pontua o cenário de oportunidades que se constrói com a entrega destas três grandes obras.
‘”São 35 anos de intervalo entre a última subestação construída e essas três novas que serão entregues em fevereiro de 2020 pela Equatorial Piauí na região sul do Estado. O investimento na melhoria do fornecimento de energia na região possibilitará que os produtores que investem cada vez mais em tecnologia, possam garantir melhor colheita, processamento e escoamento de suas produções, além de ser um cenário mais positivo para que novas empresas possam também se instalar. Assim, a Equatorial Piauí segue trabalhando para transformar a economia e trazer desenvolvimento para o Estado”, enfatizou Cosme Cezário.
Assessoria de Comunicação da Equatorial Piauí