A Equatorial Energia Piauí realizou uma força-tarefa, no início do mês de maio, onde refaturou mais de 400 mil contas de luz para aplicação do desconto de 100% da tarifa de energia prevista na Medida Provisória Nº 950, de 08 de abril do Governo Federal e, devido à isenção do ICMS conforme Decreto Nº 18.959, de 29 de abril de 2020 do Governo do Estado do Piauí. O benefício será concedido para os clientes cadastrados na Tarifa Social, na faixa de consumo de até 220 kWh, no período de 01 de abril a 30 de junho de 2020.
No total, com base na última atualização de dados da Equatorial, 400 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa Social e, dessas, 146 mil famílias já tinham recebido a conta do mês de abril, antes do anúncio da Medida Provisória. Para que estes clientes não perdessem o benefício, a Equatorial Piauí corrigiu as faturas e disponibilizou novamente para todas famílias baixa renda, incluindo o desconto do ICMS na conta.
Nesse caso, a Distribuidora orienta que quem já recebeu a conta e não efetuou o pagamento, deve emitir o novo boleto gratuitamente no site www.equatorialpiaui.com.br ou com a assistente virtual Clara para conseguir o código de pagamento. Para ter atendimento com a Clara, bastar salvar o telefone (86) 3228 -8200 na agenda do celular e enviar uma mensagem de texto pelo whatsapp.
Já os clientes que receberam a fatura e efetuaram o pagamento não serão prejudicados, pois o saldo será creditado na conta próxima fatura. Mesmo que a conta seguinte venha com tarifa zerada, esse saldo pago ficará no sistema para ser concedido nas faturas posteriores ao período da MP e do Decreto.
“Aqueles clientes que já receberam a conta sem o desconto, não precisam se preocupar, pois os vencimentos foram postergados, já que foi necessário realizar modificações no sistema para conceder corretamente os benefícios na conta de energia dos piauienses. As novas faturas podem ser emitidas no site da Equatorial ou o cliente pode adquirir o código de pagamento pelo Whatsapp com a assistente virtual Clara’’. Relata a gerente comercial Juliana Duarte.
A gerente Juliana Duarte reforça ainda que a fatura não será zerada, já que a MP e o Decreto não contemplam isenção aos demais encargos, contribuições de iluminação pública e parcelamentos existentes na conta de luz.
Para os clientes que tem cadastro atualizado na distribuidora com as informações essenciais, a Equatorial já encaminhou mensagem de texto (SMS) com o novo valor da fatura e o código de barras para pagamento, visando facilitar ainda mais o processo de pagamento dos clientes.
TARIFA SOCIAL – No Piauí, cerca de 100 mil piauienses podem ter acesso ao desconto, mas ainda não realizaram a solicitação no programa. Para ter direito ao benefício, as famílias deverão atender aos seguintes requisitos:
Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa;
Os clientes que se enquadram em um dos critérios acima, tem o Número de Inscrição Social (NIS) válido e ainda não são inscritos na Tarifa Social, devem entrar em contato com a Equatorial pela Central de Atendimento 0800 086 0800 ou pelo e-mail: pi-comercial@equatorialenergia.com.br para solicitar o cadastro e passar a receber o benefício.