O programa Escola de Eletricistas, que já qualificou e formou 1.607 profissionais, com 910 contratações para o setor elétrico em todo o país, prorrogou o prazo de inscrições da edição 2025 em Teresina (PI) até o dia 10 de maio. A capacitação gratuita é uma iniciativa do Grupo Equatorial, em parceria com o Senai e tem o objetivo de qualificar pessoas que buscam uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho ou incrementar sua renda mensal.
Com duração aproximada de quatro meses, o curso inclui ajuda de custo mensal, além de uma formação completa, técnica e comportamental, que prepara o aluno para atuar no setor de energia elétrica, um dos que mais crescem no Brasil.
Em Teresina, 68% dos alunos que fizeram o curso em 2024 já estão no mercado de trabalho, a exemplo de Crislândia Sales. “Quando conheci a Escola de Eletricistas, eu estava desempregada e com muita dificuldade de voltar ao mercado. Apostei todas as minhas fichas e me dediquei do início ao fim. O curso é excelente e o auxílio da bolsa me ajudou com deslocamento e alimentação. Após a conclusão, tive três propostas de emprego. Hoje trabalho na Equatorial e posso dizer que minha vida tem um marco: antes e depois da Escola de Eletricistas. Vale muito a pena, principalmente para nós, mulheres, que também tem espaço nesse setor”, conta.
Para o presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, a Escola de Eletricistas é um projeto de transformação social, com centenas de histórias de superação e empregabilidade. “Hoje, o mercado já conta com muitos eletricistas que foram formados por meio do programa. Seguiremos avançando com esse projeto para reforçar nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento do estado e melhorar seus indicadores sociais por meio da educação e qualificação”, destaca.
Formação com foco técnico e desenvolvimento pessoal
A Escola de Eletricistas é voltada para jovens e adultos a partir de 18 anos, com ensino médio completo e CNH definitiva nas categorias B ou C. Além de aprender conteúdos técnicos, os participantes desenvolvem habilidades como comunicação, raciocínio lógico e planejamento de carreira, essenciais para quem quer se destacar no mercado.
O curso, que é ministrado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem como diferencial a oferta de novos cursos de qualificação técnica, além de um acompanhamento de empregabilidade. Para mais informações, basta acessar o edital disponibilizado no site https://escoladeeletricistaseqtl.com.br. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de maio.