Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 04, no Auditório da Defensoria Pública de Teresina, a certificação das 180 mulheres empreendedoras que participaram do projeto Energia Feminina, uma realização do Instituto Equatorial em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). Além da entrega de certificados de conclusão da trilha formativa do projeto, o evento contou ainda com um ciclo de palestras sobre liderança e negócios.
"Nosso compromisso é capacitar essas mulheres, conectá-las a redes de apoio e oferecer os recursos necessários para que, não apenas iniciem, mas também cresçam e consolidem seus negócios, gerando impacto social e econômico em suas comunidades", afirma Janaina Ali, coordenadora do Instituto Equatorial.
O Energia Feminina tem por objetivo a inclusão produtiva e a geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social e que vivem na capital piauiense. Durante a trilha formativa do projeto, as participantes receberam formação em áreas estratégicas como empreendedorismo, gestão financeira, marketing, eficiência energética e sustentabilidade.
“Tenho um negócio há muito tempo e a gente começa fazendo da forma que acha que é o certo, sem muita orientação, e era assim que eu estava. Eu tinha um sonho de aprimorar meu empreendimento e o Energia Feminina chegou como uma mudança de vida para mim”, declara Atanazia dos Santos, aluna do projeto.
Após a certificação, o Energia Feminina avança para a fase de incubação. Dentre as participantes, 60 delas terão seus projetos acompanhados por uma mentoria. Cada uma vai receber um investimento, titulado de capital semente, no valor de R$ 2.500 para impulsionar seu empreendimento. Na próxima segunda, dia 07 de abril, será divulgada a lista dos projetos que participarão da mentoria. O projeto Energia Feminina segue até junho, quando ocorrerá uma Feira de Negócios com a participação das empreendedoras.
“Parabenizamos todas as mulheres que concluíram essa jornada com sucesso, e desejamos que sigam sendo bem-sucedidas, inspirando e impactando positivamente o mundo ao seu redor. Que continuem trilhando caminhos de conquistas, empoderamento e realização pessoal e profissional”, destaca Laila Moura, executiva da Equatorial Piauí.