Concorra a prêmios todo mês.

Grupo Equatorial avança para o score B no CDP Clima e reforça seu compromisso com a sustentabilidade

Postado em 22 Fevereiro 2025

O Grupo Equatorial obteve um avanço significativo no questionário CDP Clima (Carbon Disclosure Project), subindo de C para B. O resultado reflete os esforços da Companhia na gestão de suas emissões de gases de efeito estufa e no enfrentamento dos desafios climáticos em 2024. O CDP é uma plataforma global de divulgação de dados ambientais que avalia a transparência das empresas e o comprometimento com as questões de sustentabilidade ambiental e questões climáticas.

Esse avanço demonstra o compromisso do Grupo em adotar práticas responsáveis, contribuindo com a transição para uma economia de baixo carbono e adaptação às mudanças climáticas. Além disso, o resultado reforça a transparência da Companhia e sua responsabilidade em atender às expectativas de investidores, clientes e outros stakeholders, alinhando suas operações com as melhores práticas de mercado.

"Essa evolução no CDP Clima é um marco importante em nossa jornada de sustentabilidade. Compreendemos a importância da adoção de procedimentos internos para a gestão dos impactos relativos às mudanças climáticas e estamos comprometidos em continuar aprimorando nossas práticas ambientais e na promoção de soluções que minimizem o impacto climático das nossas operações”, declara Carlos Afonso Melo, superintendente de Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho do Grupo Equatorial.

A gestão voltada para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) busca apoiar o combate às mudanças climáticas. Os GEE são responsáveis pelo aumento da temperatura global e pela formação de cenários mais frequentes e severos de escassez hídrica, impactando diretamente a geração de energia e os serviços de saneamento.

Em 2024, destacam-se como iniciativas principais a gestão do gás SF6, que possui potencial estufa 23.500 vezes superior ao do dióxido de carbono (CO₂). Ao longo do ano, a Companhia destinou aproximadamente R$ 1 milhão para iniciativas voltadas ao controle e mitigação dessas emissões. Além disso, a gestão efetiva dos desastres climáticos no Rio Grande do Sul contribuiu de forma efetiva para o aumento do score do Grupo no questionário.

Saiba mais sobre o CDP: https://www.cdp.net/pt

Assessoria de Imprensa Grupo Equatorial

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.