A Equatorial Piauí realizou essa semana, o anúncio e entrega de novas obras para o extremo sul do estado. Com investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, a subestação de Bom Jesus terá sua capacidade ampliada para atender as demandas da região do agronegócio piauiense. Já no município de Curimatá, a Distribuidora inaugurou a nova Linha de Distribuição (LD) Redenção do Gurguéia/Curimatá e a ampliação da Subestação da cidade, com um investimento de R$ 44 milhões, o maior já realizado pela concessionária em uma única obra.
A modernização da Subestação de Bom Jesus vai possibilitar que em poucos minutos o Centro de Operações da Equatorial Piauí realize manobras de forma remota para recompor o sistema elétrico em eventuais casos de interrupção do fornecimento de energia, além de aumentar em quase duas vezes a potência de energia para a região. Bom Jesus, Currais, Palmeira do Piauí e Santa Luz integram os municípios que serão beneficiados com a ampliação da subestação.
“Somente no sul do Piauí, em 2024, investimos aproximadamente 200 milhões de reais e em 2025 não vai ser diferente. Estamos trazendo o que há de mais moderno para a subestação de Bom Jesus, que já fica pronta em quatro meses, proporcionando muitos benefícios para a região e desenvolvimento do agronegócio. E não vamos parar por aí. Continuaremos investindo para atender as demandas locais de todo o estado”, declara Humberto Soares, Presidente da Equatorial Piauí.
Para o prefeito de Bom Jesus, Nestor Elvas, os investimentos da Distribuidora no sistema elétrico chegam para atender uma demanda que vai impulsionar o desenvolvimento econômico local. “Estamos muito felizes com o anúncio dessa ampliação da subestação que vai beneficiar Bom Jesus e região. Nos colocamos à disposição da Equatorial para parcerias que venham trazer melhorias para nossa população. Estaremos sempre colaborando e de braços abertos para fazer o melhor para a sociedade”, destacou o gestor municipal.
Investimentos em Curimatá
A nova Linha de Distribuição (LD) Redenção do Gurguéia/Curimatá possui 84km de extensão e assegura o desenvolvimento de uma área economicamente impulsionada pela mineração, atendendo às necessidades de uma população crescente e a expansão de setores estratégicos. A subestação do município também foi ampliada e modernizada, aumentado a capacidade de energia da região, beneficiando mais de 50 mil pessoas nos municípios de Curimatá, Júlio Borges, Avelino Lopes, Parnaguá, Riacho Frio e Morro Cabeça no Tempo.
A LD foi projetada para operar inicialmente em 69 kV, mas construída com robustez para suportar futuramente uma operação em 138 kV, garantindo maior potência no sistema elétrico local para receber grandes estabelecimentos e atender a crescente demanda por energia da região. “A gente já consegue perceber os ganhos dessa obra para a cidade e é isso que nós fazemos, investimos onde é necessário para melhorar a qualidade de vida da comunidade e eu tenho certeza que com esse investimento, o município de Curimatá vai se projetar para um novo patamar”, destaca Diego Azevedo, Executivo de Construção em Alta Tensão da Equatorial Piauí.
O prefeito de Curimatá, José Adelmo da Silva, também destacou os benefícios dessa obra para o desenvolvimento da região. “ Essa obra para mim hoje é um sonho, porque eu jamais imaginava que Curimatá teria um reforço desse. Isso vai trazer muito progresso, as minerações que temos aqui no sul do estado irão melhorar, com mais geração de empregos para a comunidade, além de mais investidores na região”, ressaltou o prefeito.
A Equatorial Piauí também realizou o sorteio de 40 geladeiras para a população de Curimatá. Essa ação integra programa E+ Geladeira nova, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e troca de geladeiras antigas por novas com selo Procel A, promovendo menor consumo de energia e redução no valor da conta de luz.