A obra faz parte do cronograma de entregas de 2024
Seguindo o programa de investimentos para o estado, a Equatorial Piauí concluiu neste mês de agosto, a energização da nova Linha de Distribuição construída no bairro Satélite, na capital Teresina. Com um investimento de mais de R$ 15 milhões, a nova linha de distribuição, que tem 12 km de extensão, proporciona mais confiabilidade para a distribuição de energia da capital e região metropolitana.
A nova linha construída e energizada liga as subestações Teresina III (Eletrobras CHESF) à subestação Satélite (Equatorial Piauí) que, atualmente, é a subestação mais robusta para distribuição de energia no sistema elétrico do estado do Piauí. A linha que agora conecta as duas subestações chega para oferecer mais confiabilidade, segurança e flexibilidade, com a alternativa de conexão entre os dois principais pontos de suprimento da capital: Teresina I e Teresina III. Na prática, ter a nova linha significa dizer que, em caso de falha na subestação ou na linha de transmissão da Teresina III ou I, em poucos minutos o Centro de Operações da Concessionária consegue manobrar o sistema e recompor grande parte dos quase 200 mil clientes de Teresina, União, Lagoa Alegre, Miguel Alves, e José de Freitas que integram esse eixo, transferindo essas cargas para atendimento por outro circuito.
Com a energização desta nova linha, serão ampliadas as capacidades de atendimento, reduzindo significativamente os riscos de sobrecarga e interrupções no fornecimento da região metropolitana, além de melhorar a estabilidade e a eficiência do sistema elétrico. A iniciativa faz parte de um amplo plano de investimentos da Equatorial Piauí em modernização e expansão da rede elétrica do estado, visando acompanhar o crescimento da demanda e proporcionar uma energia mais segura e contínua para seus clientes.
“A energização desta linha de distribuição não é apenas um avanço técnico, mas também um grande passo na direção de um futuro com energia mais confiável e acessível para todos os clientes atendidos pela Equatorial Piauí. Essa linha de distribuição foi projetada com as mais avançadas tecnologias do setor, garantindo uma operação sustentável, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do estado. Com essa melhoria, a Concessionária reafirma seu compromisso em continuar investindo em soluções que atendam às necessidades da sociedade e impulsionem o progresso do estado do Piauí”, pontua Diego Azevedo, Executivo de Obras de Alta Tensão.