Aproveite essa facilidade, pague sua fatura no PIX da Equatorial Piauí.

Equatorial Piauí explica como é calculado o valor mensal da conta de energia

A ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu que a bandeira tarifária continua verde em abril. Isso significa que não haverá cobrança adicional na fatura de energia porque as condições para geração de energia continuam favoráveis. Mesmo com a vigência da bandeira tarifária mais econômica, para evitar surpresas no valor da conta, além de um consumo consciente, o consumidor precisa entender como é calculada essa tarifa.

A conta de energia é composta pelos custos de geração, transmissão e distribuição da energia, dos encargos setoriais, que custeiam as políticas energéticas instituídas por lei para o setor elétrico, além dos tributos federais, estaduais e municipais PIS/COFINS, ICMS e a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que é repassada integralmente às prefeituras. Esses tributos podem variar de município para município. Dessa composição de valores, somente a parte referente à distribuição de energia é destinada à Equatorial Piauí.

“Com o valor arrecadado na distribuição de energia, a Equatorial Piauí faz uma série de investimentos para garantir mais qualidade e robustez no sistema elétrico piauiense. Esse mesmo recurso é utilizado para realizar as manutenções preventivas, investimentos em novas tecnologias, bem como a entrega de obras que buscam contribuir com o desenvolvimento do estado, a exemplo das subestações”, declara Jeffter Aguiar, Líder de Garantia da Receita da Distribuidora.

O consumo mensal de energia de um cliente é calculado pela diferença entre os registros de leitura do medidor no mês anterior e o atual, em um intervalo que pode variar de 27 a 33 dias, e é dado com base no kWh. Por outro lado, o valor da tarifa aplicável sobre essa energia consumida é estabelecido pela ANEEL para cada classe de consumidores da Equatorial Piauí.

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.