Aproveite essa facilidade, pague sua fatura no PIX da Equatorial Piauí.

Equatorial Piauí alerta para os riscos da eletricidade durante o período chuvoso

O primeiro trimestre do ano é marcado pelo período chuvoso em todo o Piauí. Em março, as chuvas se intensificaram no estado: de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para as próximas semanas é de chuvas intensas de aproximadamente 100mm. Devido aos fortes eventos climáticos, é essencial ficar atento aos riscos relacionados à rede elétrica e descargas atmosféricas.

Caso esteja na rua e comece a chover, a orientação é se afastar de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica. O recomendado é permanecer dentro de uma edificação ou local abrigado quando estiver chovendo. Caso não seja possível voltar para casa, procure alguma área coberta e segura para se abrigar.

Em caso de cabos da rede elétrica ao solo, afaste-se do local e contate a Equatorial Piauí por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800. “Reforçamos a importância de se afastar de cabos ao solo, principalmente em dias chuvosos. Nunca tente tocar no fio, seja com as mãos ou pedaços de madeira. Somente pessoas capacitadas e com os devidos equipamentos de proteção podem manusear os componentes da rede de energia”, destaca o Engenheiro de Segurança, Carlos Duarte.

Em casa ou locais internos os cuidados também devem ser redobrados. Em caso de temporal com fortes ventos e rajadas, raios, trovoadas e chuva intensa, retire imediatamente das tomadas os aparelhos de televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Ao desligar da tomada, desconecte o equipamento pelo plugue e utilizando calçado com solado emborrachado.

Outro cuidado dentro de casa é com as paredes: caso estejam úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos.

Alagamentos e Inundações

Em períodos de muita chuva, algumas regiões podem sofrer alagamentos e inundações. Nesses casos, por medida de segurança, a Equatorial é acionada para realizar o desligamento da rede elétrica de toda a área com o objetivo de evitar acidentes. Mesmo assim, é importante seguir algumas orientações dentro das residências.

  • Primeiro, desligue o disjuntor no medidor de energia (chave geral), mas caso o medidor também corra risco de ser atingido pela água, ligue para a Central de Atendimento 0800-086-0800 e peça o desligamento no ramal de serviço.
  • Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe os equipamentos eletrônicos fora do alcance da água. Ao perceber sinais de alagamento, retire os equipamentos elétricos da tomada e procure um lugar seco para se abrigar.
  • Evite a circulação de embarcações em locais onde o nível de rios, lagos e lagoas está acima do normal. O contado acidental de varas, remo, ou mesmo da embarcação com a rede elétrica pode causar graves acidentes.
  • Mesmo que a rede elétrica local seja desligada, nunca suba nos postes ou torres para se proteger da inundação, pois estes locais podem ainda estar energizados e causar graves acidentes.
  • Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para avaliar a instalação elétrica do imóvel, antes de religar os disjuntores.

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.