O curso formará 25 novos eletricistas para o mercado de trabalho
Hoje (10), ocorreu no auditório do SENAI Parnaíba, a aula inaugural da Escola de Eletricistas 2023. O programa que visa a capacitação de novos profissionais do setor elétrico é resultado de uma parceria da Equatorial Piauí com o Senai.
O curso é disponibilizado de forma gratuita, e após a formação os alunos estarão habilitados de acordo com as normas regulamentadoras necessárias para o trabalho com energia elétrica. Além disso, serão trabalhados os aspectos emocionais, as habilidades comunicacionais e interpessoais dos potenciais eletricistas. Os alunos receberão ainda uma ajuda de custo durante o período da capacitação, que terá carga horária de 40h semanais, totalizando 480h do curso profissionalizante e 112h de curso comportamental.
Durante a aula inaugural, os novos alunos puderam expressar a sua motivação e expectativa para essa nova etapa. O integrante da primeira turma de Parnaíba em 2023, Michael Douglas Oliveira, contou que quando soube da oportunidade, teve pressa em garantir a inscrição. “Quando soube da Escola de Eletricistas, fui logo atrás de agarrar essa oportunidade. Fiquei um pouco preocupado com a seleção, mas agora estou aqui e está tudo uma maravilha”, compartilha.
Somente no ano de 2022 mais de 400 novos profissionais foram qualificados para ingressar no mercado de trabalho pelo programa Escola de Eletricistas nos estados de Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará. No Piauí, 35% das vagas são destinadas, preferencialmente, para mulheres, o que fortalece o comprometimento da empresa com a representatividade feminina e a igualdade de gênero nas operações do setor elétrico.
O secretário de desenvolvimento econômico de Parnaíba, Edrivandro Barros, que estava representando a prefeitura municipal no evento, desejou um ótimo curso aos novos alunos . “Desejo aos senhores e senhoras uma excelente Escola. Força e honra é o que eu mais desejo a vocês para concluir o curso e honrar os seus colegas de trabalho em campo, a empresa que vocês irão representar e também ajudar os consumidores que somos”, aconselha.
As inscrições para o programa se iniciaram no mês de junho, com limite de 200 concorrentes às 25 vagas disponíveis para o curso.
A Escola de Eletricistas é uma realização do E+ Profissional, projeto que compõe o Programa de Eficiência Energética do Grupo Equatorial Energia, regulado pela ANEEL. O projeto E+ Profissional tem o objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho e promover a conscientização sobre consumo consciente e segurança no uso da energia elétrica.
“Hoje não basta ser um exímio profissional, você tem que ser uma pessoa melhor para lidar com pessoas. É uma responsabilidade que nós temos, e é uma oportunidade que o curso dá. Vocês irão, certamente ao final do curso, serem pessoas ainda melhores. Façam o melhor que possam que vai valer a pena, afirma o Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem.
Próximas Turmas
Até o final do ano, a previsão é que mais duas turmas sejam lançadas, para formação de 50 novos profissionais.