Aproveite essa facilidade, pague sua fatura no PIX da Equatorial Piauí.

Equatorial alerta para riscos com a rede elétrica interna no período chuvoso

A distribuidora orienta consumidores para evitar acidentes elétricos e dá dicas de segurança

Com o aumento na intensidade das chuvas durante o começo do ano, é importante se manter atento para alguns cuidados que garantem a segurança da rede elétrica. No Piauí, os primeiros meses do ano tem como característica o grande volume de chuvas e os fortes ventos que podem vir a apresentar riscos para a população.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Piauí, norte do Maranhão, e em algumas áreas no nordeste do Pará, o volume de chuvas previsto para o mês de março está acima da média. Durante o mês, as chuvas podem ultrapassar os 250 milímetros (mm).

O executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Energia Piauí, João Porfírio, alerta que o período exige atenção. “São dois pontos importantes: os proprietários esquecem da instalação interna da residência muita das vezes, termina não cuidando (não realiza as manutenções devidas por profissional habilitado). É necessário fazer uma manutenção devida nas instalações elétrica. E no período de chuva, pode acontecer infiltração nas residências, o que pode possibilitar a ocorrência de choque elétricos, nesta situação se possível aconselhamos que o disjuntor do quadro seja desligado, mas caso não seja que realize contato com um profissional habilitado e comunique a Equatorial”, explica o executivo.

Além do quadro interno, os equipamentos de segurança (Cercas elétricas) também precisam de atenção durante o período chuvoso. “O segundo ponto é dar manutenção devida em equipamentos que servem para segurança residencial, como cercas elétricas. Eles também levam riscos principalmente para criança e animais se também não manutenidas em conformidade com o fabricante e as normas. Os adultos na maioria conhecem os riscos, mas criança não. Ela pode tocar no muro molhado, mexer, ou até subir em uma árvore próxima e pode acontecer um acidente”, reforça o executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Energia Piauí, João Porfírio.

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.