Aproveite essa facilidade, pague sua fatura no PIX da Equatorial Piauí.

Parceria entre Equatorial e Prefeitura de Teresina estabelece procedimentos para recolhimento de resíduos de podas     

Equatorial Piauí e Prefeitura de Teresina assinaram um convênio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e das Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (SAADS), que trata da sistematização de procedimentos para a poda de árvores em condições de interferência à rede de distribuição de energia elétrica, bem como o recolhimento e destinação de resíduos provenientes da atividade.

“Através da parceria, toda a programação das podas é compartilhada com a Prefeitura de Teresina. Com o convênio, o poder público municipal assume, por meio da SEMDUH e das SAADS, a função de recolher os resíduos provenientes das ações de podas realizadas pela Equatorial Piauí e descartá-los de forma adequada”, diz o Assessor de Relações Institucionais da Equatorial Piauí, Arquelau Amorim.

Créditos: PMT

A queda de árvores na rede elétrica tem sido um dos principais causadores de interrupções no fornecimento de energia em todo o estado. Dados registrados no Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí, indicam que em 2021 foram registradas aproximadamente 11 mil ocorrências por conta de vegetação na rede. Até a primeira quinzena de dezembro, em 2022 esse número já ultrapassa 18 mil ocorrências, representando um aumento de 69%.               

Uma mudança desse cenário passa pela conscientização quanto responsabilidades de realizar a poda regular da vegetação. A distribuidora realiza o serviço de forma emergencial e preventivo nos casos em que a vegetação está em contato ou muito próximo da rede elétrica. A ação busca evitar acidentes com a população e danos elétricos aos consumidores. Somente em 2022, a Equatorial Piauí já realizou cerca de 18 mil podas em Teresina,sendo investidos mais de R$ 5 milhões para realização dos serviços.         

Créditos: PMT

“Para garantir a melhoria dos serviços de limpeza em nossa cidade, a Prefeitura de Teresina firmou convênio de parceria com a Equatorial. As podas das árvores em contato com a rede elétrica realizadas pela Equatorial são recolhidas pela Prefeitura. Essa parceria é de fundamental importância para dar agilidade ao recolhimento dos resíduos resultantes das podas e garantir que não haja transtornos na rede elétrica e se tenha ambientes mais limpos. Com parcerias assim, todos saem ganhando”, afirma o Secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Edmilson Ferreira.

Campanha de árvores

Visando reforçar a responsabilidade de cada ente em relação a manutenção das árvores, inclusive aquelas em terrenos particulares, a Equatorial Piauí desenvolve todos os anos uma campanha educativa sobre o cuidado com a vegetação. Em 2022, a Campanha “Cultive Segurança - Árvores longe da rede elétrica: um cuidado de todos”, vem sendo desenvolvida por meio de divulgação em TV, rádio, outdoors espalhados em todo o estado, além de distribuição de folder informativo nas agências de atendimento e em ações educativas realizadas pela distribuidora.      

“É função da prefeitura municipal de cada município realizar a poda preventiva de árvores em locais públicos. Já o proprietário de casas ou terrenos é o responsável pela poda daquelas árvores em propriedade particular. A Equatorial ressalta que esse serviço deve ser realizado por um profissional habilitado, utilizando todos os equipamentos de segurança necessários. A poda não regular pode causar danos severos à rede elétrica e transtornos aos clientes, tendo em vista que ocorrências dessa natureza demandam intervenções mais complexo para recomposição do sistema elétrico”, declara Matheus Ribeiro, Gerente do Centro de Operações Integradas Equatorial Piauí.     

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.