Concorra a prêmios todo mês.

Canais digitais são a melhor opção de atendimento durante pandemia

Postado em 3 Agosto 2021

Após o final do ano de 2020, muitas análises foram feitas nos mais diversos setores de mercado. O mundo inteiro viveu e ainda vive um período de incertezas em relação aos altos e baixos acerca de tudo o que diz respeito ao Coronavírus. Neste contexto, os impactos na rotina das pessoas trazem um cenário diferenciado, em que as empresas de diversos setores precisam se preocupar ainda mais com a qualidade de vida e segurança da população.

Uma das empresas que já utilizava a ferramenta e aproveitou para incrementar ainda mais seus serviços, foi a Equatorial Piauí, que dispõe de uma assistente virtual exclusiva para atendimento via WhatsApp, a Clara. Ela oferece aos clientes a possibilidade de registrar automaticamente serviços como falta de energia, obtenção de código de barras para pagamentos, consulta de débitos, solicitação de religação e cadastro no programa Tarifa Social Baixa Renda.

Além da Clara, inteligência artificial da Equatorial, lançada em outubro de 2019, a empresa ainda oferece outras formas de atendimento por meios digitais, como o Aplicativo Equatorial Energia disponível para Android e IOS e, o novo site da distribuidora, lançado no ano passado. Todas essas ferramentas possibilitam ao cliente um mundo de serviços sem a necessidade de deslocamento, aglomerações e filas, que, nos dias de hoje, devem ser evitadas, para diminuição do contágio da COVID-19.

 O site da empresa é uma verdadeira agência virtual, por meio do qual é possível encontrar solução para mudança de data de vencimento da fatura, atualização de dados, troca de titularidade, solicitação de ligação nova e desligamento e, até mesmo, pagamento por meio de cartão de crédito e negociação de débitos, tudo on-line. São mais de 20 serviços disponíveis exclusivamente no site, sem precisar sair de casa ou do escritório.

 E quem prefere utilizar aplicativos para tudo, é possível também baixar o APP Equatorial Energia, que é bem leve, e ter tudo isso ao alcance na palma da mão, a qualquer momento em seu smartphone. No aplicativo, o cliente pode: consultar débitos, emitir faturas – mesmo as que já estão pagas, gerar código para pagamento, informar falta de energia, além de conseguir acesso a outros serviços, que, ao clique de um botão, direcionam o usuário a uma Agência Web completa, já logado com os dados do cliente, tudo de forma integrada.

 Conversação digital com o cliente

Segundo a Reach (empresa do ramo de soluções integradas de marketing digital), as conversas entre marcas e consumidores via WhatsApp, no Brasil no ano passado, tiveram um crescimento de quase 800%, quando comparado a 2019. A plataforma também registrou neste intervalo de tempo um aumento de quase 80% de seus usuários interagindo com as marcas pelo WhatsApp.

 O grupo Equatorial Energia, com as ferramentas de canais digitais nas quatro distribuidoras: Piauí, Maranhão, Pará e Alagoas, realizou em 2020, aproximadamente 22,5 milhões de atendimentos pelo aplicativo Equatorial Energia e pelo site do grupo. A outra ferramenta que também foi amplamente utilizada pelos clientes foi o whatsapp, através da Clara, alcançando 6,2 milhões de atendimentos.

No Piauí, houve também uma crescente evolução, quando se compara 2019 e 2020, e a implementação de novos canais digitais que chegaram no último ano por aqui, como o site e aplicativo. O Gerente de Relacionamento com o Cliente, Luiz Carlos Cardoso, destacou o volume de atendimentos digitais quando comparado com os demais oferecidos pela companhia. “Em levantamento realizado na Equatorial Piauí, durante o ano de 2020, somente com o site, aplicativo e WhatsApp somam-se aproximadamente 2 milhões de atendimentos. Para se ter uma noção da evolução em 2019, foram aproximadamente 30 mil atendimentos via whatsapp e em 2020, esse número foi para aproximadamente, 852 mil atendimentos, quase 30 vezes mais. O site e o aplicativo em 2020, realizaram mais de 1,1 milhão de atendimentos”, comenta Luiz.

 Pensando nesses diferentes perfis, a distribuidora segue atuando com suas agências de atendimento e também com postos de credenciados nos 224 municípios do Estado. A lista completa dos endereços pode ser conferida no site www.equatorialenergia.com.br.

 Para Marcelo Augusto, Gerente Corporativo de Digital e Inovação, essas ferramentas mudaram a forma de comportamento do cliente. “Clientes buscam, em todo lugar, experiências com mais agilidade e facilidade. Ninguém quer mais se deslocar e esperar na fila para realizar um serviço simples. Por isso, o Grupo Equatorial tem investido muito na evolução de ferramentas digitais, proporcionando aos clientes melhores experiências", explica.

 Ainda segundo Marcelo, durante o ano passado, os investimentos do Grupo em tecnologia, resultaram no aumento da disponibilidade de serviços automatizados nos canais digitais, a exemplo do pagamento da conta de energia por meio de cartão de crédito e do parcelamento de débitos personalizado, em um ambiente seguro, no próprio site da distribuidora. "Ouvimos nossos clientes, que pediram essas facilidades no ambiente digital, para facilitar o dia a dia, e entregamos mais estes serviços que podem ser resolvidos com poucos cliques”, enfatizou o gerente.

Canais de atendimentos digitais:

Clara (assistente virtual via WhatsApp):  (86) 3228-8200

Site: www.equatorialenergia.com.br

APP: Equatorial Energia (IOS e Android)

Abaixo, segue sonora do porta voz Luís Cardoso - Gerente de Relacionamento sobre o assunto:

O amanhã vai ser bem melhor se a gente fizer algo hoje.

A gente tem um compromisso com um futuro mais sustentável e esse compromisso se reflete nos nossos resultados de ESG.