Desde o final de agosto, a Equatorial Energia Piauí, inseriu nas faturas dos clientes baixa renda cadastrados na Tarifa Social, selos de identificação que servem como comunicação prévia para os clientes sobre os status de seus cadastros na Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante até 65% de desconto na fatura de energia.
A comunicação é feita na fatura de energia, próxima ao campo “Notificação de Reaviso de Vencimento / Mensagem” ou lado das informações de leitura, com a inclusão de um “selo” de acordo com a realidade de cada cliente. De forma direta e clara, a Equatorial estabelece uma comunicação com o cliente da tarifa social, objetivando avisá-lo visualmente sobre o status de seu cadastro, reforçando situações que requerem ações específicas para cada caso:
‘’Nós entendemos e sabemos da necessidade e da diferença que é garantir esse desconto a mais na fatura de energia e no orçamento das famílias que são baixa renda aqui no Piauí. Daí, pensamos na oportunidade de criar uma identificação visual aos nossos clientes sobre o status de seus cadastros, para que de forma direta saiba que está cadastrado, que precisa atualizar seu NIS ou que seu benefício foi cancelado, caso não tenha sido atualizado’’ destaca o executivo de Faturamento Adaildo Andrade”.
Em levantamento realizado pela Equatorial, mais de 102 mil piauienses que estão aptos para participar da Tarifa Social, ainda não se cadastraram. Para assegurar o desconto do programa, os consumidores que atendem os requisitos, como ter NIS válido e renda familiar mensal per capita (por pessoa da família) menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 522,50). E buscando reduzir cada vez mais esses números, a Equatorial elaborou diversas estratégias para aumentar ainda mais o número de cadastrados no Piauí, oferecendo diversas modalidades e possibilidades de cadastros:
1. Por meio da agência virtual no site https://www.equatorialenergia.com.br/
2. Na assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200;
3. Na Central de Atendimento no 0800 086 0800
4. Através do contato com leiturista da Distribuidora, que também realiza o cadastro
5. Agências de atendimento da Equatorial Piauí
6. Site da SASC – www.sasc.pi.gov.br
O consumidor que não possui o NIS ou ele está desatualizado, pode utilizar o site da Secretaria da Assistência Social e Cidadania – SASC, http://www.sasc.pi.gov.br. A Equatorial ressalta que estas pessoas precisam estar atentas para atualizarem a cada dois anos, o seu cadastro nos Centros de Referência em Assistência Social dos Municípios.