Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

Balaio Cênico agita cena cultural no litoral piauiense com vasta programação gratuita

Reunindo teatro, dança, performance, circo e audiovisual, o Festival Balaio Cênico acontece no período de 12 a 16 de janeiro e conta com apresentações de grupos e artistas de Parnaíba-PI, Teresina-PI, Fortaleza-CE, Salvador-BA e Cuiabá-MT. O evento busca proporcionar acesso, aproximação e envolvimento da população com a arte local e nacional. Toda programação é gratuita e será realizada em alguns espaços do litoral piauiense, como Teatro Saraiva e Castelo de Thor.

O Festival Balaio Cênico é uma produção do Coletivo Cabaça e conta também com oficinas, workshop e lançamento de livros. Por conta da pandemia da Covid-19, os ingressos foram limitados para manter o distanciamento social recomendado pelos protocolos de saúde e segurança. O evento foi contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) e tem patrocínio da Equatorial Piauí.

“Ano passado implementamos a plataforma E+ Cultura do Grupo Equatorial Energia no Piauí contemplando 71 projetos. Alguns deles ainda se desdobram em 2021, como é o caso do Balaio Cênico. Continuaremos com esse compromisso nesse ano. Seguiremos nosso projeto de valorizar a cultura e as identidades locais piauienses por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura”, declara Maurício Velloso, presidente da Equatorial Piauí.

A curadoria do Balaio Cênico aponta que as obras dessa primeira edição têm em comum o diálogo sobre a memória com o espaço. “Estamos retomando nossos trabalhos com esse projeto. Na pandemia, os artistas foram os primeiros a parar e os últimos a voltar suas atividades. Teremos uma programação presencial, com plateia, mas respeitando todas as orientações da OMS”, afirma Ryck Costa, diretor geral do festival.

Confira a programação do Balaio Cênico

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.