Fique em dia com a gente e concorra a prêmios

Poda de Árvores: prevenção e cuidados com energia elétrica

A energia elétrica é fundamental para o bem-estar geral das pessoas, mas pode ser perigosa, se não adotarmos alguns cuidados. A prevenção sempre será uma aliada para evitar acidentes. Um cenário de risco, identificado pela Equatorial Energia Piauí, é a poda de galhos de árvores que estejam próximos ou tocando na rede elétrica. Para minimizar esse risco, nos primeiros nove meses do ano, a distribuidora já realizou quase 60 mil podas em todo o estado, investindo mais de R$ 5 milhões nesse serviço.

A distribuidora realiza constantemente a poda de galhos de árvores, com equipes especializadas, buscando manter a integridade da rede e a continuidade do fornecimento de energia elétrica por todo o estado do Piauí. Este serviço é de responsabilidade da Equatorial Piauí quando os galhos estão próximos ou tocando a rede elétrica, onde constituem risco iminente de interrupção no fornecimento de energia ou de acidentes envolvendo a rede da concessionária e a população.

Como solicitar a poda de galhos de árvores para Equatorial

A solicitação de poda, quando a vegetação tem contato com a rede elétrica, pode ser feita por meio da Central de Atendimento da Equatorial Piauí, por meio do número 0800 086 0800. É importante o cliente estar com o número do código único de sua fatura ou CPF para dar celeridade ao atendimento e identificação correta do protocolo.

Cuidados e prevenção

Em regra, esse tipo de serviço só deve ser executado por profissionais habilitados, autorizados e que estejam com equipamentos de segurança adequados. Os casos de poda de árvore que não estejam próximos ou tocando a rede elétrica devem ser executados pelo órgão ambiental de cada município. “Sabemos da importância essencial do serviço de poda de galho de árvores, pois há períodos de ventos e chuvas mais fortes, fazendo com que árvores e galhos caiam sobre a rede, afetando diretamente no fornecimento de energia. Além disso, podem derrubar estruturas da rede elétrica, provocando o rompimento dos fios da rede de distribuição e danificando os postes de energia, por exemplo”, explica executivo de Manutenção e Automação Eduardo Abreu.

Para a realização das podas também é importante seguir alguns critérios técnicos, visando o menor impacto visual e ambiental possíveis. Além disso, as podas devem ser precedidas de prévia autorização do órgão ambiental competente, e atendimento a legislação, obedecendo às regras de distância para a rede de energia e os tipos de cortes recomendados para cada situação. Algumas dicas sobre o plantio correto são: escolha o plantio de espécies de pequeno porte, plante-as no recuo entre a casa e a calçada, afastada da fiação, evite plantar árvores em ruas estreitas com calçadas largas e plante somente árvores de médio porte no lado oposto ao da fiação.

A interferência de árvores na rede elétrica é um problema que pode ser evitado com planejamento dos municípios e plantio de espécies apropriadas para a área urbana, de modo que não alcancem a altura da rede elétrica. “É importante que a população fique atenta ao plantio de espécies adequadas nos locais corretos para assegurar a arborização de vias públicas e sua convivência harmoniosa com os diversos equipamentos urbanos e com a rede de distribuição de energia elétrica”, orienta Eduardo Abreu.

Algumas orientações gerais sobre cuidados e atenção em relação a podas:

  1. Para evitar acidentes, não tente executar qualquer serviço sempre que houver proximidade da árvore e/ou de seus galhos com a rede elétrica;
  2. A atenção deve ser redobrada, não só para poda, mas quando as árvores tocam a fiação elétrica em geral. Não se deve subir ou usar varas metálicas para apanhar frutos, pois a árvore pode estar energizada. E caso queira podar árvores próximas à rede elétrica em sua propriedade particular, a Equatorial Energia também deve ser chamada;
  3. Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, é possível solicitar através dos canais de atendimento da distribuidora uma avaliação técnica para verificar os reparos e a correta adequação para a poda de galhos das árvores;
  4. Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, existe a possibilidade que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, utilize os diversos canais de atendimento da Equatorial para comunicar a situação, gerar o protocolo de atendimento para envio de equipes para regularização do fornecimento de energia e não realize poda de nenhum tipo nestas condições.

Mais facilidade na palma da sua mão.

Baixe agora o App da Equatorial Energia na sua loja de aplicativos.